Obsessão e Compulsão
Para a CID-11, as obsessões são pensamentos repetitivos e persistentes, imagens ou impulsos que são vivenciados como intrusivos, indesejados e comumente associados à ansiedade, enquanto as compulsões são comportamentos, rituais, ou atos mentais repetitivos e persistentes que a pessoa se sente compelida a realizar em resposta a uma obsessão, de acordo com regras rígidas, ou para a alcançar uma sensação de “completude”.
As ideias obsessivas tipicamente ocorrem com a compreensão do que está ocorrendo, isto é, são reconhecidas pelo sujeito como inadequadas, errôneas ou mesmo absurdas, contudo não podem ser afastadas por vontade da pessoa ou esquecidas por ela.
As compulsões são reconhecidas como desnecessárias e sem propósito, sem que o paciente consiga resistir a executá-las repetidamente. Por exemplo, mesmo sabendo que as mãos estão limpas, o sujeito continua lavando-as.
Alguns pacientes, no entanto, têm compreensão empobrecida a respeito de tais transtornos e uma pequena percentagem tem ausência de compreensão. O indivíduo com a compreensão empobrecida considera que suas crenças são provavelmente verdadeiras. O sujeito fica completamente convencido de suas crenças. Estas, apesar de se revelarem delirantes, não devem acarretar o diagnóstico de um transtorno psicótico.
As obsessões e compulsões compõem principalmente a sintomatologia dos transtornos obsessivo-compulsivos e destes relacionados, mas podem também ser encontradas em transtornos depressivos, esquizofrenia e outras condições clínicas.
Saiba o que acontece
Medos exagerados de se contaminar, lavar as mãos a todo o momento, revisar diversas vezes a porta, o fogão ou o gás ao sair de casa, não usar roupas vermelhas ou pretas, não passar em certos lugares com receio de que algo ruim possa acontecer depois, ficar aflito por que as roupas não estão bem arrumadas no guarda-roupa, ou os objetos não estão exatamente no lugar em que deveriam estar. Estes são alguns exemplos de sintomas característicos de um transtorno: o transtorno obsessivo-compulsivo ou TOC, e que são popularmente conhecidos como "manias" (de limpeza, de verificar as portas, de arrumação).
Para saber mais, consulte:
FROTA, Igner J. et al. Atualizações sobre os transtornos obsessivo-compulsivo e relacionados: histórico, aspectos clínicos e classificações contemporâneas. doi: 10.12662/2317-3206jhbs.v10i1.3971.p1-8. 2022.
Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/03/1361739/3971.pdf